Seja Bem vindo ao Portal da

Bibliotheca Rio-Grandense...

 

 

...a partir de hoje(15/10/2004), todos os sócios, estudantes, professores, pesquisadores... toda a comunidade poderão conhecer mais um pouco da Bibliotheca Rio-Grandense. Com o intuito de atrair novos sócios e leitores foi tomada essa iniciativa, afim de que seja possível uma maior comunicação da biblioteca com a população. Todos sabemos que a instituição sofre graves problemas, mas exatamente por esse motivo é que não podemos desistir, por isso estamos tentando nos aproximar daqueles que são os maiores beneficiados da existência desta instituição, a população. A Bibliotheca Rio-Grandense tem 158 anos de existência, possuí um acervo de mais de 450mil obras, sendo que destas obras muitas são raras.

Com esse grandioso acervo tornou-se necessária a informatização dos serviços, com isso foi criado esse site a fim de facilitar e agilizar parte do serviço de atendimento e pesquisa do usuário. 

 

Logo em seguida que você abre o site, aparece no canto inferior a lista das últimas atualizações, facilitando a visualização do que foi alterado no site.

 

Tela inicial do site 

 

Abaixo um explicativo seção por seção:

Informes: Já deve ter dado para perceber que esta é a parte da comunicação verbal do site, aqui teremos entrevistas, notícias, matérias e até alguns quadros curiosos, como "Essa semana há 100 anos..." que será um release de tudo que aconteceu na semana corrente há 100 anos.

Histórico: Aqui você pode conhecer um pouco sobre a fundação da Bibliotheca Rio-Grandense.

Serviços: Essa seção é subdividida em quatro partes: vendas, à distância, no local e associe-se.

     - Vendas: pela grande entrada de obras no acervo conseqüentemente a biblioteca acaba por ficar com excesso de algumas obras, mesmo com doações feitas à outras bibliotecas ainda sobra, por isso alguns títulos são colocados a venda. De forma nenhuma é vendida obras pertencentes ao acervo.

    - À distância: Você pode fazer um pedido de pesquisa sem sair de casa. Basta preencher um formulário com sua intenção, que em menos de 48 horas estaremos lhe enviando através de seu e-mail a resposta se a pesquisa é possível ou não, se for possível irá no e-mail todas as informações técnicas da obra. Você decide se quer ou não. ...

    - No Local: nada mais é do que o expediente na sede da biblioteca.

    - Associe-se: saiba tudo que é preciso para se associar na biblioteca.

Exposições: Ao contrário dos "Informes" essa seção não usa de comunicação verbal, e sim visual. Aqui será possível ver imagens curiosas, interessantes, novas e antigas. Confira!

Links: Uma lista de endereços de outras bibliotecas pelo mundo a fora.

Como se não bastasse essas seções, fomos mais ousados, colocamos a nossa base de dados para ser consultada on-line, como você pode conferir no canto superior a direita.

Campo de pesquisa

 

O sistema de catalogação digital implantado na biblioteca é bastante recente, por tanto, ainda não estão catalogados todas as mais de 450mil obras, mas toda semana esta base será atualizada para que haja um maior êxitos nas consultas. Atualmente estamos com a média de 13 000 livros catalogados, que você poderá consultar a qualquer momento nesse site, podendo procurar por autor, título e palavra, sendo que a última opção procura em todos os campos da base até encontrar o termo desejado.

 

Tabela de Pesquisa

 

Agora que você já sabe um pouco sobre o portal da Bibliotheca Rio-Grandense, venha!

E faça parte dessa história!

Boa navegação!

 

 

 

por: Ozi

 

Bibliotheca Rio-Grandense( 2004 ) / Todos os direitos reservados. / Site no ar desde 15 / 10/ 2004. / Melhor visualizado em 800 X 600.