ANNO 56

_________

Redacção, escriptorio e officinas

Rua General Bacelar N. 165

NUMERO AVULSO 100 RS

____

Endereço Telegraphico - Diario

 

 

Semana de 11 a 16 de Outubro

 

A Variola

 

Tiveram alta do lazareto desta cidade, perfeitamente curados, Manoel Antonio e Maria Cardoso, que para alai entraram nos atacados de varíola, esta a 5 do corrente e este a 26 de setembro último.

- Entraram, acommettidos do mesmo mal, mais tres mulheres e um homem.

- Ficam ali menores em franca convalescença e um homem em observação.

____________________

 

Não dois como disse o Diário Popular, mas apenas um tripulante do patacho Diva morreu no lazareto desta cidade.

A 20 de Setembro ultimo entrou á barra aquelle navio, trazendo a seu bordo o Marinheiro Manoel Francisco do Nascimento, com 26 annos de idade, atacado de variola confluente. Este doente deu entrada no lazareto, no mesmo dia, vindo a fallecer a 24 do mesmop mez. Manoel  Nascimento náo era vaccinado.

(11/10/1904)

__________________________

 

A Carne

 

Como si nao lhes bastára aumentar o preço da carne verde, sem que razões poderosas o justificassem, os açougueiros, quasi todos, estão expondo á venda esse artigo de primeira necessidade em péssimas condições.

Já nem fallando no seu estado de repellente magreza, temos que a carne, em diversos logares, vende-se combalida, quasi podre.

Ainda hontem, esse facto se deu, num açougue estabelecido á rua Zallony, e por que o comprador reclamasse, o açougueiro ameçou-o de jogar-lhe o pedaço de carne á cara.

Contra o abuso chamamos a attencão da autoridade competente.

(12/10/1904)

 

 

Drama de amor

 

Em Piracicaba, Estado de S. Paulo, André Klentz Filho, de cerca de 20 annos de idade, era loucamente apaixonado po Maria Grindrod, moça de 18 annos, com quem estava para se casar.

Sabendo, entretanto, que ia ser desfeito o contrato que tinha de união com outro, aquelle rapaz desesperou, e, encontrando-a, á noite, na rua Prudente de Moraes, dirigiu-lhe, áquelle respeito, uma ínterpallação.

A moça, attonita e desconcertada com a inesperada pergunta, dirigida tão bruscamente, em plena rua, em presença de outra pessoa extranha ao caso, silencio, fitando, trêmula, o desvairado adolescente.

Em face da mudez, que lhe pareceu uma suspeita, Andre saccou de uma faca e cravou-a no seio da sua namorada. Acto contínuo, o desesperado jovem, angustiado, louco dôr, servindo-se da mesma lamina, quente ainda do sangue da sua amada, feriu-se com 6 golpes e tombou agonizante.

Minutos depois, o infeliz rapaz exhalava o ultimo suspiro.

O estado da moça inspirava cuidados.

(14/10/1904)

__________________________

 

"Diario do Rio Grande"

 

Na Bibliotheca Rio-Grandense, por delicada lembrança da sua digna directoria, estará exposto áo publico, hoje, o primeiro nuero do Diário do Rio Grande, publicado a 16 de Outubro de 1848

(16/10/2004)

 

 

 

 

Bibliotheca Rio-Grandense( 2004 ) / Todos os direitos reservados. / Site no ar desde 15 / 10/ 2004. / Melhor visualizado em 800 X 600.